Exposição De 3 de agosto a 30 de setembro de 2017

Exposição O Corpo Fala, de Sérgio Pires (PE)

Abertura Quinta-feira

Centro Cultual Correios – Térreo, 19h
Horário de visitação: segunda a sexta, das 10h às 16h30
Gratuito
Classificação livre

Terceira exposição individual de Sérgio Pires, O Corpo Fala retrata as expressões corporais através de um estudo profundo e de um olhar artístico. Assim, sentimentos, pensamentos, forças e estados de espírito são capturados nas telas, com destaque para a dança e o seu objeto de trabalho – o corpo – que invadem os quadros com cores, texturas e traços livres revelando obras que representam a leveza, a liberação, o desabrochar, o movimento e o silêncio, entre outros estados interiores.

“A expressão corporal foi e ainda é objeto de estudo de diversas áreas da arte e da ciência. A psicologia, por exemplo, já aprofundou muito o tema com diversas abordagens - desde a necessidade de identificar o que realmente há por trás de um olhar, um gesto, um sorriso, um movimento do corpo; até as questões relativas à somatização de sintomas que o corpo revela a partir de estados interiores do indivíduo. Na arte, busco revelar e fazer valer essas linguagens corporais, desde suas manifestações figurativas até as mais abstratas, pensando o corpo como o templo onde a Vida se manifesta em vários níveis” (Sérgio Pires)

Sérgio Pires estuda e desenvolve suas aptidões artísticas há ano, como autodidata, em seu atelier localizado em Camaragibe - o Aldeia Criativa. Entre seus trabalhos artísticos estão ensaios fotográficos, alguns, tornados exposições como o Mercearias (1998), Favela V8 (2001), Eastwest California (2002), Monumentos Jurídicos (2003) e Do Olhar à Palavra (2009). Na pintura, realizou a exposição Leitura Visual (2005), em parceria com Karla Mello. Em 2016, ano em que voltou a se dedicar às artes plásticas, promoveu sua primeira exposição individual, “O Verbo”, seguida pela mostra “Natureza Última”.

Formato em publicidade pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sérgio passou uma temporada em Nova York estudando na School of Visual Arts e como publicitário recebeu diversos prêmios na área de comunicação.